Salsinha e Cebolinha (Cheiro Verde)



SALSA

Salsa ou salsinha é uma das poucas ervas que você pode encontrar fresca em qualquer época do ano, na maioria dos supermercados e em pacotes generosos. Há dois tipos: Salsa lisa ou italiana e salsa crespa.

A salsa lisa tem um sabor mais robusto, sendo mais utilizada na preparação da comida. A versão crespa é muito utilizada na decoração de pratos, mas pode ser usada em saladas cruas também.
Salsa combina com alimentos ricos em amido, como: feijão, batata  e grãos. Também é deliciosa com legumes de cor laranja, como: abóbora e cenoura. A salsa complementa o sabor de ingredientes picantes como: anchovas, alcaparras, azeitonas, pimenta vermelha.  Aromatiza muito bem queijos, como: Parmigiano e ricota fresca. É um ótimo recheio para a omelete.  A salsa picada ou as folhas são usadas como decoração de sopas, molhos, saladas, patês, sanduíches e etc.

E finalmente, combinada com a cebolinha forma o famoso cheiro verde (atenção! no Norte e Nordeste cheiro verde é a combinação de coentro e cebolinha. A salsa deve ter a cor verde escura e hastes firmes.Pique ou rasgue as folhas da salsa, mas adicione-as somente no final do cozimento. Em cozimentos longos utilize as hastes que possuem sabor mais forte.


Combinada com manteiga é um ótimo molho para derreter em peixes
e legumes assados. É ótima para marinadas.Pode ser mantida na geladeira em saco plástico por até uma semana.
Não lave até utilizá-las. A umidade danificará as folhas.


A salsa pode ser congelada. Coloque as folhas e as hastes num recipiente hermético, após lavar, secar e picar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário